
Depois das minhas desventuras em sair da Fundação Iberê Camargo fui dar uma voltinha no centro de Porto Alegre. O MARGS (Museu de Arte do Rio Grande do Sul) estava funcionando, mas com quase todas as salas fechadas pois está se preparando para receber a Bienal de Arte que logo, logo estará pousando por Porto Alegre.
Já que eu estava no centro, decidi então fazer uma visitinha ao prédio ao lado, o Memorial do Rio Grande do Sul. Fui extremamente bem recebida, as pessoas que trabalham no Memorial são uns amores. O prédio, lindo, lindo, lindo abrigava os correios no início do século XX e foi projetado pelo mesmo arquiteto do MARGS, o alemão Theo Wiederspahn (que segundo Gunther Weimer teria sido o mais importante arquiteto do Rio Grande do Sul no início do século passado).
O prédio por si só já valeu o passeio, e ver como ele foi preservado e de que forma o novo uso se apropriou do espaço me deixou feliz, feliz!!! :-) , :-), :-).
Adorei a apresentação permanente Linha do Tempo, que conta de forma cronológica os principais episódios acontecidos no estado, com seus multiplos povos, suas batalhas, suas derrotas e suas vitórias. Gostei também da apresentação, nas 14 colunas do saguão do prédio do espaço chamado "Colunas Personagens", com personagens importantes demais na história do estado e também do país, como os políticos Getulio Vargas, Janio Quadros, o revolucionários Carlos Prestes, a cantora Elis Regina, o jogador Tesourinha, o ambientalista José Lutzemberger ... cada um com suas crenças, seus talentos, suas histórias, que em muitos momentos são também a nossa história. Sabe que esse é um lugar para ir mais vezes, porque a história é tão rica que em uma só visita não se absorve tudo. Legal também para levar as crianças, para que já comecem desde cedo a entender as tradições do estado. Enquanto eu visitava estavam 2 irmãs, de uns 7 ou 8 anos divertindo-se com as imagens, com o prédio, fazendo perguntas aos pais... Uma graça de ver!!
Valeu demais conhecer, e para quando estiver por Porto Alegre procurando o que fazer, fica a dica!
Mais informações no site www.memorial.rs.gov.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário