Uma das minhas escolhas é a Residência de Abramo Eberle, que está localizada na esquina da Rua Sinimbu com a Rua Borges de Medeiros. O que eu vou colocar aqui são fragmentos do meu trabalho de conclusão do curso de Arquitetura e Urbanismo, de 2002.
O projeto da Residência Abramo Eberle é do escritório Barcellos & Cia Ltda, de Porto Alegre. Segundo documentos localizados no Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami, o projeto foi apresentado ao proprietário e sua família em agosto de 1938.
O projeto da residência foi aprovado na Prefeitura Municipal de Caxias do Sul sob o registro de número 60, no dia 12 de novembro de 1938, tendo como responsável por sua execução o arquiteto/construtor licenciado Sylvio Toigo.
A Residência Abramo Eberle apresenta aspectos que remetem a arquitetura do século XVI, mais especificamente a obras realizadas pelo arquiteto Andrea Paladio ao norte da Itália. Como referência nacional retoma a arquitetura que Ramos de Azevedo desenvolveu em São Paulo, no fim do século XIX .
A seguir, serão abordados os métodos de geração formal propostos por Mahfuz, que se encaixam no processo de geração formal da Residência Abramo Eberle.
Método Tipológico
A aplicação do método tipológico se baseia na geração de um novo artefato arquitetônico por meio de uma analogia traçada com um outro artefato arquitetônico pré-existente, (Mahfuz, 1995).
Utilização de Jardim separando a área pública da privada (calçada/jardim/casa):
Ao colocar lado a lado as plantas baixas da Villa Cornaro, de Palladio e da Residência Abramo Eberle, pode-se observar que ambas possuem um eixo direcionador que segue pela escadaria da entrada até os fundos. Outra observação, característica em outras obras de Palladio, é que “o salão central estrutura o partido cêntrico, e é ali que se concentra a tensão estética da planta, sua circulação” (Rocha-Peixoto, 2000). Em torno deste salão central (destacado nas plantas) acontecem os demais cômodos e o acesso às áreas sociais. Conclui-se então que o arquiteto se utiliza do tipo de organização espacial característica de Palladio para compor as relações entre as partes da Residência Eberle.
Método Mimético
Através desse método geram-se novos artefatos arquitetônicos através da imitação de modelos existentes. Baseia-se na escolha de um modelo, que é uma forma familiar e aceita, mas não o enxerga como algo a ser copiado tal e qual, mas acarreta um certo grau de invenção para adapta-los à novas circunstâncias.
Comparando algumas fachadas do arquiteto Andrea Palladio com a fachada da Residência Eberle se pode constatar que ambas usam o mesmo princípio compositivo. Um elemento centralizador, de destaque, onde está marcada a entrada principal, geralmente com escadarias e ornamentos.
A escadaria da Residência Abramo Eberle é em mármore, utilizando a técnica de analogia estilística do método mimético e fazendo, assim, uma referência com a intenção de “denotar o esplendor da entrada cívica ou o status e origens clássicas da arquitetura” (Porphyrius apud Mahfuz, página 88). Agora que vocês já conhecem um pouco mais sobre os detalhes arquitetônicos da casa, tirem um tempinho para contemplá-la, ela merece. Pode ser até nos minutinhos de engarrafamento da Rua Sinimbu (isso eu definitivamente não gosto), hahaha.....
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