Pesquisar este blog

terça-feira, 17 de maio de 2011

Minha resposta para "Conversa com Danuza"

Então resolvi dar uma folhadinha na Revista Cláudia de Maio de 2011.


Uma obra - CLAUDIA


Vi a coluna Conversa com Danuza, da Danuza Leão, intitulada Uma Obra (que o link está acima), em que ela relata a felicidade e as agruras de se ter uma obra em casa. Concordo com alguns pontos, porém percebi que problemas que acontecem em certos momentos da obra podem deixar os clientes bem chateados, mas tenho um segredo para contar: SEUS PROBLEMAS PODEM SER MINIMIZADOS, É SÓ CONTRATAR UM ARQUITETO COMPETENTE...

Fui ver depois, em uma matéria da Casa Cláudia (http://claudia.abril.com.br/materias/4846), que a Danuza costuma ela mesma criar e executar seus projetos... É, está explicado porque "a paciência vai acabando, a casa não fica pronta e tem que tomar 500 decisões por dia"... Em que lugar colocar a tomada de telefone?? Usando mais um trecho da matéria "Dificil saber onde colocar a tomada do telefone se ainda nem decidiu onde vai colocar o sofá"..... É, minha amiga, esse contratempo poderia ter sido evitado com um simples layout, antes mesmo de começar toda a quebradeira e a poeira... Palavra chave em uma reforma: PLANEJAMENTO (tanto financeiro como cronológico).

Deixo bem claro que não estou colocando em discussão o bom gosto ou não da Danuza, nem a eficiência dos resultados. Meu questionamento é sobre a forma de executar e das agruras de uma obra não planejada. Usando novamente um trecho do texto: ....o dinheiro está no fim, só que precisa continuar. Raspa a poupança e tudo bem.... De novo a falta de? PLANEJAMENTO.

Eu mentiria se dissesse que executar uma reforma com as pessoas habitando a casa é tarefa fácil, porque não é! Imagine você acordar para tomar café da manhã e passar por alguma área isolada por lonas (para minimizar a poeira e a sujeira), ou então ter uma equipe de capacete e macacão de prontidão para lhe desejar um sonoro bom dia. Em um apartamento que eu estava trabalhando aconteceu uma situação até engraçada, o pessoal trabalhou durante o dia, e a noite quando o cliente chegou do trabalho deu de cara com uma cortina de lona isolando parte da casa. No dia seguinte me ligou rindo, mas dizendo que levou um susto, pois aquela lona preta isolando parte da casa parecia coisa de filme de terror, de serial killer... É pessoal, atrás daquela lona morria um dormitório para se transformar em parte da sala, com linda vista para um bosque. Trabalho concluído, apartamento limpinho e repaginado e todos viveram felizes para sempre....

Mas disso fica a dica: Não se aventure em uma reforma sem a orientação de um arquiteto. E não esqueça: planejamento é tudo!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário