E veio a pergunta: Visita às obras do Sistema Marrecas no dia 31 de março de 2011?? Mas é claaaaaaro que eu quero ir!!
Ótimo dia de sol, temperatura agradável. Que bom. Então fomos para lá acompanhados pelo engenheiro Marcos Vinicius Caberlon, diretor presidente do Samae, que nos explicou tudo nos minimos detalhes. Perfeito.
A barragem do Sistema Marrecas terá 215 hc de área alagada, com uma vazão de 900 lts por segundo.
Fiz um videozinho no local que será alagado, neste vídeo conseguimos ter a dimensão da grandiosidade da obra.
Uma coisa que observei e achei legal demais é o fato de que o Arroio Marrecas abastecerá a barragem, porém no fundo da represa tem canos que dão vazão à água, deixando que o arroio continue seu curso e seja perene, respeitando com isso a manutenção da vida existente ao redor dele.
Da barragem a água é bombeada (por pressão) para a adutora até a estação de tratamento de água, que fica em Morro Alegre, pertinho de Vila Seca. Esse local está a 934 mts acima do nível do mar, um dos pontos mais altos da cidade de Caxias do Sul.
Ponto da chegada da água proveniente da barragem na estação de tratamento (eta).
Tanques de tratamento de água.
Gostei bastante da atitude respeitosa que tiveram com um pequeno cemitério antigo, que foi protegido por uma cerca e que futuramente abrigará um memorial em homenagem àqueles que ali estão sepultados. Da estação de tratamento a água segue, desta vez por gravidade, para 2 reservatórios de água, que ficam próximos a empresa Mundial, na Rota do Sol. Estes reservatórios estarão à 765 mts acima do nível do mar.
Ótimos também foram os companheiros de visita, uma turma bem plurifuncional e muiiiiito divertida!! Sempre é!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário